Pages

Thursday, July 11, 2013

CÃMARA REJEITA INCLUIR EM PAUTA PEC QUE ACABA COM FORO PRIVILEGIADO DE POLITICOS

Brasil da vergonha

CÃMARA REJEITA INCLUIR EM PAUTA PEC QUE ACABA COM FORO PRIVILEGIADO DE POLITICOS

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania rejeitou há pouco, por 24 votos a 12, a inclusão na pauta de votação da Proposta de Emenda à Constituição 142/12 , do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que prevê o fim do foro especial em caso de crime comum para senadores, deputados, presidente da República e ministros de estado, além de juízes e membros do Ministério Público.
Segundo o presidente da comissão, deputado Décio Lima (PT-SC), a matéria voltará à pauta na próxima terça-feira (16).
Alguns parlamentares reclamaram da inclusão do texto na pauta porque já havia outra proposta sobre fim de foro privilegiado a ser votada. A Proposta de Emenda à Constituição 470/05 , do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), acaba com o foro privilegiado somente para deputados e senadores, e tramita com outras quatro propostas apensadas. Ou essa comissão delibera sobre todas as PECs em conjunto ou as outras propostas serão prejudicadas, disse o deputado Efraim Filho (DEM-PB). O deputado Esperidião Amin (PP-SC) concorda: ele disse que a medida pode atrasar a análise das propostas. Vamos passar por cima de propostas mais antigas.
Fim do foro
Atualmente, a Constituição determina que caso seja a Câmara admita a acusação por infração penal comum contra o presidente da República, ele será submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Caso a PEC 142/12 seja aprovada, ele não mais seria julgado pelo STF, mas pela justiça comum.
Agência Câmara de Notícias

 



No comments:

Post a Comment